A NOVENA À MISERICÓRDIA DIVINA.


A Festa à qual nos referimos é destinada a uma celebração pública e solene; por isso é indispensável que fosse primeiramente proclamada como tal oficializada pela Igreja, o que aconteceu no dia da canonização da Santa (30 de abril de 2000). A devoção à Misericórdia Divina oferece aos fiéis devoções também particulares. Entre tantas, relevemos que Jesus solicitou a Santa Faustina preparar-se para a Festa da Misericórdia, iniciando uma novena na Sexta-feira Santa para concluí-la na vigília do domingo após a Páscoa.

Esta devoção merece toda a nossa atenção. No espírito que deve animar o culto da Misericórdia, esta Novena não se apresenta como uma série de orações, cujo conteúdo sejam as nossas necessidades particulares. Não podemos rezar, exclusivamente por nós mesmos.

É uma novena que se inspira na maneira de rezar da Igreja e deve ser considerada realmente universal. Jesus determinou à Santa Faustina recitá-la em preparação à Festa "para a conversão do mundo inteiro, de modo que toda a alma conheça a Misericórdia do Senhor e glorifique a sua infinita bondade".

Cada dia da novena se inicia com uma intenção particular. E aqui é Jesus mesmo que fala. A Santa Faustina acata as intenções propostas e compõe uma série de pequenas orações. Cada dia uma invocação é dirigida à Misericórdia do Coração de Jesus, outra à do Pai, na intenção proposta naquele dia.

Rezemos, portanto, com aquele espírito universal que a Misericórdia de Deus nos propõe. É certo que, ocupando-nos das necessidades de todos, conseguiremos despertar a benevolência divina para com nossos interesses particulares. Esta Novena realiza, através da nossa devoção, a bem-aventurança do Evangelho: "Bem-aventurados os misericordiosos porque encontrarão misericórdia".

Jesus disse a Santa Faustina:

Desejo que, durante estes nove dias, conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à Casa de Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Por Minha parte, nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da Minha misericórdia. Cada dia pedirás a Meu Pai, peia Minha amarga Paixão, graças para essas almas.